água

Mestrado sobre gestão e regulação de recursos hídricos busca chegar a todas as regiões do Brasil

Instituições de ensino superior interessadas em oferecer o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) podem enviar suas propostas de adesão até 21 de setembro para os e-mails profagua@adm.feis.unesp.br ou profagua.central@gmail.com. Segundo o edital de seleção, oito instituições serão selecionadas e cada uma deverá oferecer pelo menos 20 vagas, totalizando no mínimo 160 mestrandos. O Centro-Oeste, o Nordeste e Norte terão duas instituições cada e tanto o Sudeste quanto o Sul terão uma. O ProfÁgua recebe apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A prioridade será para estados onde ainda não há o mestrado e os totais por região poderão ser alterados caso não haja propostas ou caso elas não sejam aprovadas em sua totalidade. Coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus de Ilha Solteira, o ProfÁgua conta com 114 mestrandos na própria UNESP e em outros cinco polos: Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Podem participar da seleção instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), ou órgão estadual equivalente, para oferta de cursos superiores com Índice Geral de Cursos (IGC-MEC) maior ou igual a 3 na data de adesão a esta chamada pública. As propostas das instituições de ensino superior deverão conter os documentos previstos no edital, como o ofício de encaminhamento do pedido de adesão ao mestrado, o documento de aprovação institucional do curso, o Anexo I – Formulário de Dados Institucionais e o Anexo II – Formulário de Produção Acadêmica e Técnica. Ambos podem ser acessados na página do ProfÁgua.

Esta seleção será realizada pelo Conselho Superior do ProfÁgua juntamente com o Conselho Gestor, levando em consideração a Portaria CAPES nº 59/2017. As propostas das instituições de ensino superior serão avaliadas sob os seguintes critérios: adequação do quadro de docentes em número, regime de dedicação ao curso e qualificação acadêmica para assegurar a regularidade e qualidade das atividades, conforme normativos da CAPES. Ainda sobre os professores, a avaliação das propostas levará em conta a multidisciplinaridade do corpo docente e a adequação do quadro de docentes às áreas de concentração e linhas de pesquisa do ProfÁgua.

Outros aspectos que serão levados em consideração nas propostas são a conveniência geográfica; o impacto da produção acadêmica e técnica dos docentes; a contribuição e impacto social do curso; e a infraestrutura física adequada para a realização das atividades previstas. Os critérios de seleção podem ser acessados no Anexo III da seleção.

A lista de propostas pré-qualificadas será divulgada a partir de 10 de outubro na página do ProfÁgua e os recursos poderão ser enviados até 17 de outubro. Na semana seguinte, em 24 de outubro, acontecerá a divulgação da lista final das propostas selecionadas.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, os interessados devem enviar e-mail para profagua@adm.feis.unesp.br ou profagua.central@gmail.com.

ProfÁgua

Lançado em 2016, o ProfÁgua é voltado para profissionais que atuam na gestão e regulação dos recursos hídricos e os trabalhos de conclusão do curso deverão ter um caráter de conhecimento aplicado, podendo ser no formato de manuais operativos, relatórios técnicos, aplicativos, patentes, artigos, sistemas ou mesmo dissertações. Com esta iniciativa, a ANA e a CAPES buscam contribuir para a melhoria da gestão e regulação das águas do País.

Fonte: Raylton Alves – ASCOM/ANA

Tags: No tags